Hallelujah / Aleluia – Música do Shrek (partitura com cifras)

Facebook
Facebook
Google+
http://pianoclub.com.br/2016/12/leonard-cohen-hallelujah-aleluia/
Twitter
SHARE
YouTube
YouTube

leonard-cohen-cortadoHallelujah (canção de Leonard Cohen)

(Texto: Wikipédia, por Gil Borges) “Hallelujah” é uma música do cantor canadense Leonard Cohen. Gravada originalmente em 1984 para o álbum Various Positions (1984), a canção já obteve inúmeras versões cantadas por diversos artistas como Bon Jovi, John Cale, Jeff Buckley, Rufus Wainwright, K. D. Lang, Juninho Vox, wes tucker e Alexandra Burke, Pain of Salvation. Já foi incluída em programas de televisão e trilhas sonoras de filmes como Shrek. É considerada por muitos uma das melhores músicas de todos os tempos.


Composição e gravação

“Hallelujah” foi originalmente composta por Leonard Cohen ao longo de um ano, que disse que foi um processo difícil e frustrante. Ele diz que escreveu pelo menos oitenta versos, descartando a maior parte deles no processo de elaboração da canção. Eu preenchi dois blocos de notas e me lembro de estar em Nova Iorque, com minhas roupas de baixo no carpete, batendo a cabeça no chão e dizendo: “Não consigo terminar esta canção.” Sua versão original, presente no álbum Various Positions, contém várias referências bíblicas, contando a história de Sansão e Dalila vinda do Livro dos Juízes, juntamente com a do adultério de  Davi com Betsabé.


Outras versões

Diferentes versões de “Hallelujah” já foram realizadas por um grande número de artistas: mais de 300, em diversas línguas. As estatísticas das empresas RIAA, Music Canada, ARIA e FIIF mostram que antes do final de 2008, mais de 5 milhões de cópias da canção foram vendidas. A canção foi destaque de trilhas sonoras de diversos filmes e programas de televisão, além de ser assunto de um documentário feito pela BBC, intituilado “The Fourth, The Fifth, The Minor Fall“.

Em abril de 2009, a CBS Radio entrevistou Cohen, que disse que considera as várias versões existentes de sua canção “irônicas e divertidas”, já que quando ele escreveu a primeira canção, sua gravadora não queria que o mesmo lançasse. Agora, no entanto, ele acha que a canção poderia ganhar uma pausa na exposição. “Eu estava lendo uma resenha de um filme chamado Watchmen que dizia: ‘Podemos ter, por favor, uma moratória sobre utilizar ‘Hallelujah’ em filmes e programas de televisão?’ E eu meio que sinto o mesmo. Eu acho que esta é uma boa canção, mas acho que muitas pessoas já a cantaram”


YouTube-icon-full_color PianoClub é um canal no Youtube formado por diversos músicos profissionais altamente capacitados que têm a missão de divulgar e propagar a música brasileira através de tutoriais e partituras de fácil acesso na internet, trazendo um material de qualidade, com melodias, cifras e letras confiáveis, para que todos possam estudar, tocar e aprender a música nacional. Se você gostou do nosso trabalho, por favor, compartilhe e divulgue o máximo que você puder, para que possamos continuar a fazer o que nós mais amamos: MÚSICA!


leonard-cohen-hallelujah-page-001

botao

Um comentário em “Hallelujah / Aleluia – Música do Shrek (partitura com cifras)

Comentários fechados.